Licitação é o processo por meio do qual a Administração Pública contrata obras, serviços, compras e alienações. É a forma como Governo pode comprar e vender. O governo é o maior comprador do país. Se não está vendendo para ele, está deixando de faturar. Para trabalhar com licitação, o empresário deve ter a visão de que o mercado público de compras é extremamente vantajoso. Sabemos que é um processo burocrático, que afasta o vendedor do processo. Fazemos todo trabalho para você vender mais, sem sair de sua empresa.
O objetivo da licitação é a contratação ou venda de bens e serviços por parte da Administração Pública. É importante para dar legalidade e transparência ao processo de compra e venda. Fazer uma licitação é simplesmente abrir um processo licitatório pelo qual a administração pública irá contratar obras, serviços, compras e alienações , através da publicação de um edital, que por sua vez, é um instrumento no qual a Administração consigna as condições e exigências licitatórias para a contratação de fornecimento dos produtos ou da contratação de serviços.
O processo licitatório é um processo administrativo, para aquisição de bens ou serviços, que visa a livre concorrência, com igualdade e transparência, selecionando a proposta mais vantajosa, menos onerosa e com melhor qualidade possível, para a contratação de uma obra, de um serviço, da compra de um produto, locação ou alienação. Em média, podemos dizer que o tempo para a conclusão de uma licitação de acordo com suas modalidades é de 15 a 20 dias quando se tratar de pregão; Convite: 30 a 40 dias para ser concluído; Tomada de Preços: 40 a 50 dias para ser concluído; Concorrência: 60 a setenta dias para ser concluído, podendo haver variações para mais ou para menos, de acordo com a disponibilidade e urgência da administração pública.
O edital convocatório, normalmente, é afixado em lugares públicos ou anunciado através da imprensa oficial, geralmente em jornais de grande circulação, para conhecimento geral ou de alguns interessados, visando a isonomia e transparência. São diversos os tipos de editais, que recebem denominação própria, dependendo de seu objetivo. O que é o edital de licitação? O Edital de Licitação é o ato convocatório. Também conhecido como convite, voltado a empresas e prestadores de serviços. O objetivo é atender a uma demanda da administração pública para aquisição de bens ou serviços, a licitação.